REVISTA COBERTURA MERCADO DE SEGUROS
Relatório aponta aumento de até 50% no prêmio
Um dos comparativos divulgados no primeiro Relatório ComparaOnline de Seguro Auto indicou um aumento no seguro dos veículos utilizados para serviços de transporte urbano como o Uber, Cabify, entre outros.
Segundo o estudo, um dos carros mais utilizados, o Corolla, teve um aumento de 50% em seu preço. A variação no valor do prêmio passou de R$ 4.359,45, como veículo de passeio, para R$ 6.574,70, como veículo de trabalho. A média do aumento do seguro dos carros que são convertidos em Uber ou demais serviços de transporte foi de 28%.
O relatório também mostra que a falta de histórico de dados em um mercado totalmente novo faz com que as seguradoras considerem os riscos do dia a dia e a segurança do condutor e de seu passageiro, cobertura que acaba sendo semelhante a dos táxis convencionais. “Quem trabalha com aplicativo, geralmente está dirigindo um carro próprio, que precisa ter zelo, e pode ser avaliado por um usuário, ou seja, com uma cotação baixa, pode ser excluído do aplicativo; esses pontos já mostram que enquadrar o Uber no mesmo perfil de táxi pode ser uma postura muito conservadora do mercado de seguros”, comenta o diretor executivo da ComparaOnline, Paulo Marchetti.
Para ele, a tendência do mercado de seguros é ter um prêmio mensurado de forma diferente. “Assim como é feito em outros países, acredito que será uma cobrança por telemetria, para avaliar quanto e como o segurado dirige, e também pagamento por quilometragem rodada”.
Voltar