CQCS | Sueli dos Santos
Com incêndios em vários pontos do país é comum que motoristas encontrarem animais nas pistas próximas a esses locais. A chance de um desses animais cruzar uma estrada e causar acidente é grande. Uma informação que pode tranquilizar o motorista é que o seguro auto cobre caso tenha acontecido um acidente porque tentou desviar de um animal na pista. O blog da Minuto Seguro diz que o motorista deve, quando avistar um animal na estrada, reduzir a velocidade e não acionar a buzina, já que são seres de condutas imprevisíveis, mais ainda se estiverem assustados.
Caso aconteça uma colisão com o próprio animal o seguro cobre porque a cobertura é direcionada aos danos causados ao seu veículo, total ou parcialmente.
As coberturas básicas de um seguro são aquelas que cobrem prejuízos relacionados diretamente ao veículo, conhecidas também como “cobertura de casco”. Ou seja, tudo o que acabar causando danos no seu carro, prejudicando seu funcionamento, entra na lista do que é coberto.
Se o motorista contratar, por exemplo, o seguro compreensivo, contará com um conjunto de coberturas fundamentais, como colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; roubo ou furto parcial ou total do veículo; queda de todo tipo de objeto externo em cima do veículo segurado, como pedras, vasos.
Outras coberturas previstas são acidente com o veículo durante transporte por qualquer meio comum e apropriado; prejuízos gerados por terceiros, desde que em ato isolado, esporádico e involuntário; ressaca, vendaval, granizo, furacão, terremoto e raios; incêndio ou explosão; danos causados por alagamentos, enchentes ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo, desde que o motorista não force a passagem em locais alagados.
Em caso de danos causados em animais no veículo, não há cobertura. Quem costuma transportar o animal de estimação, inclusive em viagens, deve estar atento porque não há cobertura no seguro Auto porque esse tipo de seguro é destinado apenas a passageiros humanos, ou seja, pessoas.
Para os danos causados por animais há três tipos de possibilidade de sinistros: prejuízos causados a você por animais na pista, danos causados aos seus animais dentro do carro e impactos gerados por seus animais a terceiros. O segurado pode acionar o seguro normalmente devido à proteção de automóveis contra colisão. Além disso, a seguradora pode buscar o ressarcimento desse custo junto ao proprietário do animal.
O Seguro Auto cobre o veículo no primeiro cenário. Já no segundo e no terceiro casos, é preciso contratar outros tipos de coberturas, como uma própria para animais e outra para responsabilidade civil.
Voltar