As situações que podem fazer o segurado perder a indenização do seguro de vida

CQCS | Alicia Ribeiro

Compartilhe nas redes:

Em vários momentos da vida muitas pessoas já refletiram o que pode acontecer com as finanças de uma família caso algo inesperado aconteça com a principal fonte de renda deste núcleo familiar. Esse é um pensamento muito comum e que leva as pessoas a procurar um corretor de seguros para contratar o Seguro de Vida. O que poucas pessoas sabem é que o pagamento da indenização do seguro de vida pode ser negado e vários são os motivos.

Em entrevista ao CQCS, Dorival Alves, advogado, Corretor de Seguros, vice-presidente de Marketing da Fenacor e diretor do Sincor-DF, revelou que há possibilidade do pagamento da indenização do seguro de vida ser negado pela seguradora. As empresas podem dar vários motivos para não efetuar o pagamento. Os mais frequentes são: a não cobertura do risco, agravamento de risco, sinistro dentro do prazo de carência, doença preexistente, atraso das parcelas e ausência de legitimidade.

Dentre todas, a maior parte das negativas ocorre por doença preexistente e inadimplência.

Segundo Dorival, doença preexistente é a alegação de que o segurado já possuía a doença que ocasionou a morte ou invalidez quando da houve a contratação do seguro. Ou seja, a companhia alega que o segurado omitiu a existência de alguma doença quando contratou o produto. É aqui que são registrados os principais motivos da negativa do sinistro.

“Inadimplência nada mais é do que a falta de pagamento. Em muitos casos, o prêmio do seguro (valor pago pelo segurado) é descontado diretamente da conta do segurado, o chamado débito em conta. Porém, é muito comum a ocorrência de alguns problemas com esses débitos e o segurado sequer fica sabendo que o valor do prêmio não está sendo devidamente descontado”, contou o vice-presidente.

O advogado lembrou que um dos cuidados na hora de contratar um seguro de vida é preencher integralmente e assinar a proposta de contratação ou de adesão. “Responda todas as perguntas de forma correta e completa, pois declarações inexatas podem acarretar a negativa de pagamento de indenização”, aconselhou.

Quando um sinistro reclamado referente ao Seguro de Vida for negado pela seguradora, a sugestão aos familiares ou ao(s) beneficiário(s) informado(s) na apólice de seguro é buscar um Corretor de Seguros para que ele faça uma análise apurada do caso e, ao mesmo tempo, utilize dos canais administrativos e comerciais da seguradora na tentativa de uma reconsideração da negativa do sinistro proferida pela companhia.

Voltar