Garagem 360
O seguro automotivo é sempre indicado. Independente do valor do carro ou das questões de rotina de uso que o condutor possui. No entanto, nem sempre é indicado acionar o serviço em casos de ocorrências. Entenda mais!
Quando acionar ou não o seguro do carro?
O seguro automotivo é uma verdadeira ajuda quando imprevistos acontecem. No entanto, nem sempre é indicado acioná-lo. Situações que a manutenção é mais barata que a franquia cobrada apelo seguro, ou quando a ocorrência é ocasionada por terceiros, são alguns dos exemplos.
Sempre que aparece um gasto inesperado com o veículo, seja a necessidade de um guincho, ou até questões mais sérias como uma colisão, o seguro automotivo serve para amenizar o problema. No entanto, é preciso entender quando o mais vantajoso é simplesmente não acioná-lo.
A Seguro Auto, entidade do setor sem fins lucrativos, apresenta alguns exemplos de quando o melhor a se fazer é não acionar o serviço.
Serviço inferior ao valor da franquia
O primeiro exemplo e talvez o mais conhecido por todos envolve a franquia. Todo serviço realizado pelo seguro terá uma taxa ser paga, a franquia. Esse valor é determinado no momento da contratação do serviço. Dessa forma, questões e problemas que tenham um valor menor ao preço pago pela franquia, compensa resolver por fora do que solicitar os serviços da seguradora.
Dessa forma, entende-se que quando se trata de pequenos danos, o indicado é realizar o conserto por fora do seguro. Faróis, pequenos arranhões, e outros reparos mais simples, são alguns exemplos.
Situações causadas por terceiros
Outro momento em que não se deve acionar o seguro do carro é em situações ocasionadas por terceiros. Nesses casos, o culpado pela batida por exemplo, deverá se responsabilizar pela ação. Caso ele possua o seguro automotivo, ele deverá acioná-lo. Se a pessoa não possuir a proteção ou o plano dela não cobrir acidentes que envolvam terceiros, ele ainda deverá se responsabilizar arcando com os prejuízos por fora.
No entanto, se por algum motivo o culpado não assumir as responsabilidades, você poderá acionar o seu seguro auto e o mesmo posteriormente poderá solicitar o reembolso dos gastos ocasionados de forma judicial.
Porém, lembre-se: em situações de acidentes, o melhor a se fazer é manter a calma, para que a situação não se agrave. Principalmente quando envolver terceiros.
Acidentes causados por você envolvendo terceiros mas com reparos pequenos
Aqui, novamente é indicado resolver a situação por fora. Se em um acidente que envolva terceiros, mas diferente da situação anterior, você é o culpado, é preciso avaliar os dados causados. Se forem reparos pequenos, também é indicado fazer por fora, afinal, novamente envolverá o valor da franquia.
Serviços não autorizados pelo pacote de seguro contratado
Outra situação em que o mais aconselhável é não contratar o seguro, é quando o serviço necessário não faz parte do pacote que você possui. Nesse caso, você só terá mais dor de cabeça. Afinal, a seguradora seguirá o que foi acordado em contrato.
Dessa forma, o melhor é respirar fundo e procurar uma oficina mecânica por fora. Um exemplo desse tópico é a necessidade de guinchos que ultrapassam a quilometragem contratada.
Mas, afinal, quando acionar o seguro do carro?
Depois de entender os itens acima, fica evidente que o melhor é acionar o seguro quando o serviço necessário terá valor acima da franquia paga para a seguradora, ou quando o acidente que envolve terceiros foi causado por você e também terá um valor elevado. E por fim, quando o reparo necessário faz parte do pacote contratado.
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