Saint’ Clair Lima – Diretor da Bradesco Auto
“Necessidade intrínseca ao ser humano, a busca por proteção tem aumentado entre a população”. E a entrada de novas regulamentações que visam aprimorar e fomentar o desenvolvimento do segmento traz um cenário ainda mais positivo ao mercado.
No caso do setor automotivo, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou novas normas que permitem a flexibilização no momento da contratação do seguro, com objetivo de promover a ampliação do acesso da população à proteção e à simplificação das apólices. Na prática, a novidade oferece maior liberdade para formatação de produtos e permite a elaboração de contratos mais simples e de fácil entendimento para os consumidores.
Evolução Do Mercado
No dia a dia, ao mesmo tempo que as seguradoras passarão a ter maior liberdade para criar produtos, os consumidores serão beneficiados com uma gama maior de coberturas, proteção pay per use, combos com serviços e assistências diferenciadas em uma única apólice, entre outras possibilidades.
Nesse novo ciclo de desenvolvimento, é importante o consumidor entender, claramente, as diferenças entre os vários tipos de produto que passarão a ser oferecidos pelas seguradoras, que terão a possibilidade de ofertar recursos variados com o suporte de inúmeros dispositivos tecnológicos, internet das coisas (loT) e simplificação dos processos. Diante desse quadro, cada consumidor precisa escolher, de forma ainda mais consciente, a melhor opção de contratação às suas necessidades. É uma evolução do mercado para considerar um novo consumidor, mais exigente e diversificado.
A norma atende às novas demandas de consumo do seguro automotivo e essas mudanças também contribuem para aperfeiçoar a relação entre clientes e corretores. A indústria de seguros vive um momento de grandes oportunidades. Produtos e serviços mais customizados são imprescindíveis, com foco em maximizar a experiência do consumidor No caso das seguradoras, a forma de vender seguro passa por transformação para acompanhar o ritmo das mudanças. O processo de venda torna-se uma verdadeira consultoria de risco para o cliente, em vez de simples oferta de produto de prateleira.
No papel de consultor; o corretor analisa o perfil e as necessidades de cada pessoa ou empresa, levando em consideração macro e microssingularidades. E preciso ter sensibilidade e visão holística sobre o que é essencial para cada cliente e essa nova norma permite ampliar o olhar e as possibilidades segmentadas.
Em paralelo, empresas investem na integração de informações e otimização e/ ou na criação de canais de relacionamento com o cliente, com uso de inteligência artificial, chats em tempo real, URAs (sistemas de atendimento) com autosserviços, chotbots, redes sociais, aplicativos de mensagem, sem abrir mão de ferramentas tradicionais, como e-mails, telefones e sites. Nesse cenário de múltiplas opções de contato, os principais continuam sendo a qualidade da prestação do serviço e o atendimento próximo e humanizado.
Diante dessa grande oportunidade de modernização e simplificação do regime de produtos, desenvolvimento do setor e melhoria da experiência do segurado na contratação de seguros, as empresas buscam transformar clientes em fãs, com base no encantamento com os serviços prestados. “Criatividade, simplicidade e qualidade serão diferenciais cada vez mais sentidos no mercado de seguro-auto.”
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