Allianz Assistance
Com a chegada do final de ano, a expectativa é que as viagens em rodovias durante o período de Natal e Reveillon se mantenham em alta. De acordo com a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), no último feriado prolongado, cerca de 335 mil veículos se dirijam à Baixada Santista, por exemplo, número que deve aumentar ainda mais com a chegada do fim de ano.
Dirigir em estradas requer atenção redobrada dos motoristas, tanto ao volante quanto à manutenção dos veículos, que deve estar em plenas condições para evitar qualquer tipo de acidente. Pensando nisso, a equipe da Allianz Assistance, marca especialista em assistência 24h da Allianz Partners, orienta os viajantes para os principais pontos a serem considerados no check-up dos veículos.
Confira abaixo alguns cuidados essenciais antes de cair na estrada:
Como identificar problemas no motor e quando realizar uma revisão?
Antes de viajar, é preciso realizar uma revisão completa do motor. Os principais sinais de que ele pode estar com problemas são a dificuldade de partida, perda de potência, motor falhando, ruídos estranhos, vibrações ao rodar e superaquecimento. Em alguns casos, a emissão de fumaça pelo escapamento – depois que o motor atinge a sua temperatura normal de trabalho – também é mau sinal.
Alguns componentes do motor são essenciais e demandam maior atenção. É o caso dos sistemas de arrefecimento, de lubrificação e de alimentação, que precisam de manutenção periódica para manter um funcionamento adequado.
Cuidado com o combustível
Outro ponto muito importante e que nem sempre é levado em consideração é a qualidade do combustível. Com os preços mais altos, a busca por “bons negócios” aumenta, porém é preciso evitar o abastecimento em postos de combustível sem bandeira ou que tenha preços muito abaixo da média. Busque indicações nas oficinas sobre os postos mais confiáveis da sua região.
O combustível adulterado pode causar o aumento do consumo, perda de potência, falhas do motor e emissão de água pelo escapamento.
Check-up das mangueiras do motor
As mangueiras do motor também são um dos componentes que devem ser observados. O sinal mais típico de que existem problemas é quando a mangueira “engorda” nas extremidades, na região próxima à abraçadeira de fixação.
Troca de óleo
Os intervalos de troca de óleo são fundamentais para manter a vida útil do veículo, sendo que o principal critério é realizar a troca nos intervalos recomendados pelo fabricante (ex. a cada 10 mil km rodados) ou de acordo com o prazo de validade do óleo, que em média gira em torno de um ano.
Os veículos novos contam com as revisões obrigatórias, que contribuem com a realização nos períodos corretos. Já para veículos usados, é recomendado fazer a troca do óleo logo após a compra, a não ser que você haja comprovação do momento que a última troca foi realizada e que a quilometragem percorrida desde então ainda não tenha sido atingida.
Em todas as trocas é importante substituir também o filtro de óleo, outro componente fundamental para a vida útil do motor.
Pneus
Outro item muito importante são os pneus, que não podem estar carecas ou apresentar bolhas, pois podem causar graves acidentes por falta de estabilidade, principalmente em caso de pista molhada. Além disso, é fundamental realizar a calibragem, uma vez que os pneus desregulados podem causar a perda de dirigibilidade, além do aumento de consumo de combustível.
Voltar