Acidente por briga pessoal pode levar a negativa de indenização em seguro auto

CQCS | Carla Boaventura

Compartilhe nas redes:

Segurados podem perder a indenização no seguro auto em caso de envolvimento em brigas pessoais que resultem em danos a seu veículo. O aviso foi dado pelo presidente do Sincor PE, Carlos Valle, e por Dorival Alves de Sousa, Corretor de Seguros e advogado.

De acordo com Carlos, se o dano ao veículo for causado de forma proposital por uma das partes, em um desentendimento entre conhecidos, por exemplo, é certo que a seguradora se recuse a pagar o que quer que seja. Contudo, se houve um acidente de trânsito e o impacto causado foi acidental, a cobertura é garantida. “Quando não há intenção de bater, de causar algum prejuízo, não há por que haver negativa”. No entanto, segundo ele

O presidente do Sincor PE salientou, contudo, que para uma companhia determinar se irá pagar ou não a indenização, é preciso, primeiramente, haver uma análise do contexto da situação. “Precisamos de alguns elementos para poder definir o direito ou não à cobertura. Como foi a briga? Os dois estavam no carro discutindo? Ou os dois discutiram pessoalmente e um deles mirou no carro do outro e bateu?”.

Por sua vez, Dorival Alves esclareceu que ao se envolver em conflitos pessoais, pessoas podem usar seu veículo como uma “arma”, mas esse tipo de comportamento não contempla cobertura de uma apólice de seguro de automóvel. “Se trata de fatos completamente isolados. Se, por um acaso, houvesse um acidente entre dois carros de forma não proposital, então tudo bem, mas esse tipo de “acidente” não está contemplado nas condições gerais de uma apólice de seguro de automóvel”.

Voltar