Ter um seguro de vida traz um pouco mais de proteção em tempos de pandemia

Folha BV

Compartilhe nas redes:

Prevenção ou luxo: saiba por que fazer este tipo de investimento

A música Relicário, de Nando Reis, diz que “o mundo está ao contrário, e ninguém reparou”, mas na verdade a gente reparou, sim. Com os altos e baixos da pandemia, uma coisa é certa: nada é permanente e seguro o suficiente. Com isso, a mentalidade de muita gente a respeito de seguro de vida mudou radicalmente, e prevenir tornou-se a única solução contra o inesperado.

Os dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) comprovam a tendência: em 2020, em meio à pandemia, as contratações individuais de seguro de vida tiveram um aumento de 26,2%, em relação ao ano anterior. Em 2021, os números cresceram mais uma vez, com um aumento de 24,9% em comparação ao primeiro bimestre de 2020.

Muitos ainda não sabem como funcionam os seguros de vida, e acreditam ser um luxo dentro do orçamento familiar, que já anda estrangulado, fazer este investimento. Mas o seguro de vida pode ser útil em muitas ocasiões, e inclusive ajudar na saúde econômica da família, já que traz um apoio financeiro em situações críticas. Mas seguro de vida só pode ser usado em caso de morte? Essa é a pergunta mais comum entre os consumidores, e a resposta é um redondo não.

Cobertura

O seguro de vida ajuda o beneficiário em momentos de adversidade, como casos de invalidez permanente, quando a pessoa já não pode mais trabalhar normalmente, por conta de um problema de saúde, por exemplo. Neste caso, ela receberá uma remuneração, estipulada em contrato.

Em casos de morte, o seguro cobre todas as despesas com o funeral; além disso, a família será beneficiada com uma indenização, que será paga à pessoa escolhida pelo segurado como dependente, no momento do contrato.

O seguro de vida também pode cobrir casos em que haja necessidade de assistência médica específica e diária de incapacidade, com cobertura de períodos fora do trabalho, quando a invalidez não é permanente.

Antes de contratar qualquer seguro, é importante ler as cláusulas com muita atenção, para não ter uma surpresa desagradável no momento que precisar recorrer. A cobertura de todo seguro pode ser personalizada, de acordo com as necessidades do cliente, e irá variar o preço em função disto. Então, o momento da contratação é importante para definir o que é prioridade para você e equilibrar sua expectativa com o valor da mensalidade.

Voltar