CQCS l Alícia Ribeiro
A ventania e a chuva que assolaram o Rio de Janeiro nesta semana causaram transtornos em carros e casas devido a queda de árvores, postes ou dos fortes ventos, em diversas cidades. Apesar dos percalços, quem tem seguro pode ter os danos causados a veículos e imóveis minimizados.
Em Santos, até o momento, 11 ocorrências relacionadas a quedas de árvore foram registradas. Em Cabo Frio, foram listadas 12 quedas de árvores em vias públicas. Especialistas informam que a previsão indica a ocorrência de rajadas de vento que podem chegar a 86 Km/h nos próximos dias. As informações são do G1.
Para estes casos, existe a Cobertura Compreensiva Básica, que é o seguro de casco, inclui, além de colisão, incêndio, roubo e furto e alagamento, queda de árvore, vendaval, granizo, raio e explosão. Entretanto, o consultor Sério Ricardo alerta que nem sempre queda de árvore tem essa cobertura oferecida pelas seguradoras.
Sérgio destacou que em determinadas regiões, com mais sensibilidade e probabilidade de ventanias, os Corretores precisam ter cuidado para indicar as seguradoras corretas. “As seguradoras são criteriosas. Os segurados precisam estar bem instruídos pelos seus corretores para oferecer um seguro com cobertura adequada”, comentou.
Além disso, os segurados precisam ter atenção na hora de estacionar o carro próximo a alguma árvore. Sérgio explicou que se a árvore já mostra risco de queda, a seguradora pode negar a cobertura e considerar que o motorista quis expor o seu veículo ao sinistro.
Se a cobertura for oferecida pela seguradora e o local não oferecia risco, o segurado pode ser indenizado.
Voltar