Existe uma idade ideal para fazer um seguro de vida?

Jornal Dia Dia

Compartilhe nas redes:

Garantir desde cedo ou esperar a terceira idade? Confira todas as vantagens de se fazer esse investimento

Muita gente ainda não entende ao certo o que é um seguro de vida e qual sua verdadeira utilidade, então ainda hoje é comum encontrar pessoas que têm dúvidas sobre quando devem ou não contratar esse tipo de serviço. Um seguro de vida funciona como um investimento, em que você paga para garantir que sua família receba um bom suporte financeiro, caso aconteça alguma coisa. É claro que ninguém procura esse tipo de seguro esperando que vá acontecer alguma tragédia, mas, em termos de prevenção, é sempre bem-vindo.

Um dos maiores equívocos que as pessoas costumam cometer é procurar um seguro de vida somente quando estão mais velhas, geralmente na terceira idade. Isso é um problema porque muitas seguradoras possuem um limite de idade para contratação, então quem espera demais pode acabar não conseguindo contratar o serviço com facilidade, e, caso consiga, paga um valor bem mais alto do que poderia ter pago antes.

Não existe uma idade ideal para contratar um seguro de vida, mas é recomendado que comece o quanto antes. Dessa forma, o valor da parcela será bem menor, já que você terá mais tempo para quitar o total. Para um idoso, as seguradoras já consideram que existe um risco natural, então elas não permitem estender o valor por longos períodos, resultando em parcelas maiores. A maioria das empresas do segmento já aceita clientes a partir dos 14 anos de idade, então quanto mais cedo for contratado, melhor para encaixar esse gasto no futuro.

Agora que você já sabe o que é seguro de vida, vamos entender melhor quais são seus benefícios. O principal objetivo desse serviço é garantir uma indenização para qualquer dependente em caso de falecimento, mas o titular também tem o direito de escolher quem receberá o suporte e a porcentagem de cada pessoa. Esse fundo emergencial pode, inclusive, ser utilizado em vida, em casos de invalidez, incapacidade ou doenças graves, como câncer, por exemplo.

Para quem já está na terceira idade e ainda não adquiriu seu seguro, nunca é tarde para investir nesse cuidado. Existem apólices dedicadas exclusivamente aos idosos, então o fato de ter deixado a oportunidade passar não significa que você não deva buscar o serviço hoje. O importante é viver com mais tranquilidade e garantindo o futuro daqueles que você ama.

Voltar