Seguro para eventos: por que contratar?

Agência Brasil

Compartilhe nas redes:

Com reaquecimento do mercado, organizadores precisam ficar atentos e buscar proteção diante de imprevistos

De acordo com dados da Agência Brasil, o país deve fechar o ano de 2022 com mais de 590 mil eventos realizados, entre feiras de negócios, exposições, congressos, shows musicais e festas regionais, sem contar os eventos esportivos e sociais. A grande demanda é uma resposta aos mais de dois anos de impossibilidade de realização de eventos em função das medidas de restrição decorrentes da pandemia da Covid-19. Mas com o reaquecimento do mercado, é preciso que as empresas e organizadores atentem para a importância de investirem em uma proteção contra imprevistos.

Durante a organização de qualquer celebração ou festividade, desde as mais simples até as de grande porte, muitos detalhes precisam ser pensados com o máximo de cuidado para que tudo saia conforme o planejado. E, mesmo assim, muitas situações inesperadas podem acontecer, desde danos a equipamentos, incêndios, explosões, ou, até mesmo, o cancelamento do evento por razões diversas.

“Para proteger os realizadores, o mercado segurador oferece o Seguro de Responsabilidade Civil para Eventos, ou RC Eventos. O produto tem como objetivo reembolsar as indenizações, realizadas pelo segurado, para reparar danos materiais ou corporais causados a terceiros durante todas as etapas do evento. Dessa forma, garante cobertura contra acidentes que venham a ocorrer e, também, para imprevistos na montagem e desmontagem das estruturas ou em decorrência do fornecimento de alimentos e bebidas, por exemplo”, explica Reinaldo Henrique, representante do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne).

Segundo o utivo, além das coberturas básicas, o mercado oferece diversas coberturas adicionais dentro do RC Eventos que podem ser incluídas na apólice, visando ampliar o nível de proteção ou atender necessidades mais específicas. “Entre elas, podemos citar: Acidentes pessoais, RC – Danos Morais, coberturas para equipamentos em exposição, fogos de artifícios, não comparecimento de artistas e palestrantes, cancelamento por eventos climáticos, roubo de valores na bilheteria e até para trajes de casamento”, completa.

Ele adiciona que a apólice do RC Eventos normalmente é contratada individualmente para cada ocasião, mas, para organizadores e produtores, por exemplo, é possível a contratação de uma apólice garantido todos os eventos de determinado período. “O seguro de RC Eventos é desenhado para atender toda a cadeia. Dessa forma, em geral, as seguradoras oferecem o seguro para pessoas físicas ou jurídicas, sejam elas organizadoras ou produtoras de eventos, expositores ou proprietários de casas de eventos”, afirma.

Os valores deste tipo de proteção variam, de acordo com a seguradora, tipo de evento, duração, público e riscos associados. Segundo o representante do Sindsegnne, o ideal é procurar um corretor de seguros de confiança para formatar a apólice que mais se adeque à ocasião. “É importante lembrar que, de acordo com a lei, qualquer acidente ou sinistro que ocorre durante um evento é de responsabilidade dos seus organizadores. Então, quando há a contratação do seguro, uma série de ocorrências ficam acobertadas, garantindo a preservação financeira dos organizadores”, finaliza.

Voltar