CQCS I Luana Neiva
O Seguro DPVAT vai continuar a não ser obrigatório em 2023, assim como aconteceu em 2021 e 2022. Segundo informações do site Garagem 360, o produto que é utilizado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, entre 2020 e o ano passado, a Caixa Econômica Federal foi definida como a nova responsável pelo Seguro DPVAT, que até então era administrado pela seguradora Líder.
Porém, quando a Caixa Econômica assumiu a responsabilidade de gerir as indenizações, foi descoberto um caixa bilionário, que desde então é usado para pagar as vítimas de acidentes. Dessa forma, em 2021 e 2022 o pagamento do DPVAT os motoristas brasileiros não tiveram a obrigatoriedade de pagar o valor anual do tributo e no ano que vem permanecerá não sendo obrigatório.
Sem nova arrecadação, a tendência é que esses recursos sejam consumidos com o pagamento das indenizações por acidentes de trânsito ao longo do tempo. Com essa nova decisão, o SUS, o Sistema Único de Saúde será impactado, há desvantagens, uma vez que 45% do valor que era arrecadado era destinado ao serviço.
Voltar