Auto Esporte
Pneus desgastados diminuem aderência do veículo ao solo, dificultam frenagens e curvas e ainda rendem multa com cinco pontos na carteira
Verificar como está o desgaste dos pneus do seu veículo é 100% responsabilidade do motorista. E a penalidade para quem desobedece a lei é uma infração grave: cinco pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 195,23. Por isso, a Americanas explica quando é a hora de trocar os pneus.
Qual é o problema do pneu careca?
Pneus desgastados podem ser diretamente responsáveis por acidentes de trânsito, já que reduzem a aderência ao solo. Com isso, eles vão diminuir a capacidade do veículo de fazer frenagens corretamente, de realizar curvas em maior velocidade e também de fazer manobras emergenciais.
Os sulcos dos pneus contribuem ainda para o escoamento da água. Com pneus carecas, o carro vai deslizar com menos aderência à pista, com maior chance de perda de controle por aquaplanagem.
Pneus novos e de qualidade auxiliam no amortecimento de impactos, ajudam nas frenagens e influenciam até no gasto de combustível, melhorando o desempenho do carro.
O Código Nacional de Trânsito (CNT) não menciona o termo "pneu careca". Porém, o artigo 230 aponta como infração conduzir veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança. E esse é o caso de um pneu careca.
O que é um pneu careca?
Um pneu careca é um pneu que já rodou bastante, a ponto dos sulcos da banda de rodagem diminuírem de profundidade. Em outras palavras, o desgaste do pneu foi tanto que você não vê mais os desenhos na borracha com tanta definição.
O Conselho Nacional de Trânsito estabelece que "fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm” (artigo 4 - resolução 558).
Esses indicadores mencionados são os chamados TWI (Tread Wear Indicators), ou indicadores de desgaste de sulcos. Eles são pequenas barras de borracha posicionadas entre os sulcos dos pneus.
E quando a banda de rodagem vai chegando no mesmo nível do TWI, significa que houve bastante desgaste na borracha e o pneu já pode ser considerado careca. Ou seja, é hora de você investir em pneus novos.
Uma dica valiosa para confirmar se um pneu pode ser considerado careca custa R$ 1,00. Ou melhor, uma moeda de R$ 1,00.
Se você posicionar a moeda entre os sulcos e a parte dourada não ficar visível, isso significa que o pneu ainda está em bom estado para uso. Mas se você consegue ver a parte dourada da moeda de um real, a troca do pneu precisa ser considerada. E quanto mais dourado, mais urgente.
Além da medição e do TWI, é preciso lembrar que pneus possuem prazo de validade, em razão da oxidação da borracha, o que leva à perda da flexibilidade. A data costuma variar de cinco a seis anos e pode ser encontrada nos próprios pneus, normalmente, entre parêntesis depois da inscrição DOT.
Rodízio dos pneus aumenta vida útil
O manual dos veículos costuma trazer indicação do tempo para fazer o rodízio dos pneus, normalmente, trocando os dois da frente pelos traseiros. Dessa forma, os pneus vão se desgastar de maneira mais uniforme e terão uma vida útil maior.
Outra forma é fazer o rodízio em X: pneu dianteiro direito é trocado com o traseiro esquerdo, e o traseiro direito com o dianteiro esquerdo.
Em média, as montadoras recomendam que o rodízio seja feito a cada 5 mil km rodados. Nessas situações, é recomendável também fazer a verificação da suspensão, alinhamento e balanceamento.
É importante ainda manter a correta calibragem dos pneus, uma vez a cada 15 dias, pelo menos.
Voltar