Como o Seguro pode atuar em riscos que ocorrem durante os festejos de São João

CQCS l Manuella Cavalcanti

Compartilhe nas redes:

O São João é uma festividade muito aguardada, principalmente, entre os nordestinos. Durante esta celebração, o forró bem como as comidas típicas chamam atenção dos que viajam para curtir e aos que ficam nas capitais para descansar. No entanto, além desses símbolos, o festejo de São João também ganha destaque para os cuidados com bombas, balões e fogos de artifício. Nestes casos, existe possibilidade de cobertura de seguros?

O diretor do Sincor-DF Dorival Alves afirma que o Seguro para Eventos é válido para celebrações, como casamentos, formaturas bem como os arraiás de São João, desde que tenham uma estrutura profissional. Ainda de acordo com o advogado e corretor, o Seguro para Eventos serve para proteger os organizadores dos eventos e os participantes dos festejos: “É um produto que foi criado e está disponível para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, podendo ser contratado em todo território nacional“, explica ele.

Existem duas coberturas básicas: de responsabilidade civil expositor e responsabilidade civil organizadora. Mas, além destas, o segurado pode contratar demais coberturas adicionais, tais quais: acidentes pessoais e responsabilidade civil fogos de artifício. Os seguros de cobertura para acidentes pessoais envolve o pagamento de despesas para morte acidental e invalidez permanente total ou parcial causadas por algum acidente durante o evento. Este tipo também inclui despesas médicas, hospitalares e odontológicas.

Os seguros de cobertura para responsabilidade civil fogos de artifício cobre danos materiais ou corporais causados acidentalmente por fogos de artifício lançados nas festividades. Tais tipos podem ser fundamentais para organizadores e participantes de festas durante as celebrações juninas devido ao aumento de acidentes que acontecem nesta época do ano.

Em 2022, o Hospital Geral do Estado, HGE, contabilizou 33 casos de pessoas que tiveram queimaduras, durante a semana do São João. Este número pode ter sido ainda maior devido à subnotificação dos casos. A fim de evitar eventuais incidentes ao longo das comemorações típicas de junho, Dorival Alves relembra a importância de contratar o produto: “Existem diversas datas importantes que merecem ser celebradas sem imprevistos e dores de cabeça e, para que tudo saia conforme planejado, não podemos esquecer do Seguro Eventos“, finaliza o especialista.

Vale ressaltar que danos físicos e materiais proveniente de fogos de artifício também podem ser evitados com a contratação dos seguros de vida e residencial. Mesmo após proibições, em algumas cidades, como Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, as guerras de espadas são famosas nas festas juninas, o que causa preocupação nas autoridades devido a possibilidade de atingir pessoas. No ano passado, uma criança foi atingida no rosto e levada ao hospital.

De acordo com Rogério Araújo, especialista em seguro de vida, este tipo de produto tem a capacidade de gerar recursos financeiros para cobrir despesas médicas, tratamentos e ainda pode ajudar a substituir a renda perdida durante o período de recuperação. Durante os festejos juninos, o seguro de vida é importante: ”A festa de São João é uma das formas de celebrarmos a vida, o seguro de vida é a proteção da vida, da nossa vida e da vida de quem amamos.”, ressalta ele.

Além da proteção à vida, durante os festejos juninos, a contratação do seguro residencial também é fundamental para quem mora em locais com celebrações típicas, como os interiores dos estados. Nesse caso, para Sérgio Ricardo, consultor e utivo do mercado de seguros, este tipo de produto é muito importante: ”Ninguém pode ter certeza que um balão não venha a cair sobre uma casa ou até um apartamento. O seguro residencial pode cobrir os danos por incêndio (prédio e conteúdo) de proprietários, inquilinos e mutuários, mas há inúmeras outras coberturas e serviços emergenciais e de conveniência disponíveis.”, finaliza Sérgio.

Voltar