OPINIÃO – Seguro e a importância em viagens de lazer a negócios

Mercado & Eventos

Compartilhe nas redes:

De acordo com dados levantados pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), a procura por seguro viagem cresceu 230% no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Após o período pandêmico a demanda por viagens voltou a se tornar frequente, com isso, o seguro viagem também se torna evidente.

O seguro viagem é um serviço oferecido pelas seguradoras com o intuito de prestar suporte ao viajante em casos de urgências e emergências, garantindo o pagamento de indenização na ocorrência de imprevistos. Embora seja obrigatório para ingressar em alguns países, é sempre recomendado tê-lo para os demais destinos também para minimizar gastos desnecessários.

Levando em conta que, por exemplo, uma internação nos Estados Unidos pode chegar a 3.500 dólares por dia, o seguro se torna um plano alternativo quando as coisas saem fora do planejado, evitando elevar o custo previsto na viagem com despesas médicas, odontológicas, problemas com documentação ou bagagem. Ou seja, o seguro viagem oferece toda a assistência e suporte, evitando gastos indesejados e garantindo a segurança do viajante.

Para viagens nacionais, o seguro não é obrigatório, porém é recomendado para que o passageiro se sinta seguro e tranquilo caso haja alguma situação de emergência. Já para viagens internacionais, alguns países determinam sua obrigatoriedade, como na maior parte do continente europeu. Isso porque quase todos os hospitais não são de fácil acesso para turistas, o que dificulta em casos de acidentes.

O seguro viagem quando aplicado às viagens corporativas está diretamente atrelado ao Duty of Care, uma cultura empresarial baseada nos cuidados legais e morais que uma companhia deve ter para com seus colaboradores a fim de garantir a sua saúde e bem-estar.

O item mais comum nos seguros viagens é a cobertura de despesas médicas e odontológicas, que normalmente contempla cobertura mínima por evento (ocorrência) que varia muito entre os diferentes tipos de planos, porém é importante observar que existem exigências de valores mínimos de cobertura por parte de alguns países. No caso de atendimento hospitalar ou odontológico os valores estipulados pela seguradora são totalmente pagos por ela nas redes credenciadas ou reembolsados no caso de utilização de unidades de saúde não credenciadas. Outras coberturas inclusas no seguro viagem são: regresso sanitário, traslado médico, invalidez por acidente, serviços relacionados á documentação, bagagem e, até mesmo, casos de óbito.

No momento da contratação do seguro é imprescindível considerar o período completo da viagem e não só as datas de embarque de ida e volta, pois no caso do retorno a data do desembarque final da viagem pode ser diferente da data do embarque, portanto lembre-se de considerar a data de desembarque.

Boa viagem!

Voltar