Mudei de endereço e meu carro foi roubado. A seguradora pode recusar a indenização?

Auto Esporte

Compartilhe nas redes:

Qualquer mudança de domicílio deve ser notificada; veja como proceder

A apólice de seguro nada mais é do que a comprovação do que está sendo contratado na hora de segurar o seu veículo. É neste documento que a seguradora vai descrever o plano de pagamentos, a cobertura, o prazo de vigência e as assistências incluídas.

Da parte do condutor, a apólice vai mostrar informações como idade, documentação, região onde mora, se há outros condutores e até o tipo de veículo. Qualquer alteração posterior à assinatura da apólice deve ser reportada na seguradora. Isso inclui até mesmo a mudança de endereço.

Mas afinal, se o motorista mudar de endereço e seu carro for roubado, ainda terá direito a receber a indenização? Para responder esta pergunta, antes precisamos falar do endosso.

Como funciona o endosso?

Ao notificar a mudança de logradouro à seguradora, a empresa irá emitir um documento chamado endosso. Outras alterações também devem ser reportadas, incluindo a adição de condutores secundários, estado civil e até a compra de um novo veículo.

Avisar sobre a mudança de endereço vai interferir diretamente no preço do seguro – que pode ficar mais caro ou mais barato, dependendo da região. Imagine que um motorista se mudou de um bairro seguro para outro com grande incidência de roubos e furtos. Isso fará o valor da apólice subir, consequentemente.

O mesmo pode acontecer ao mudar de um bairro perigoso para um mais seguro. O endosso pode trazer a grata surpresa de um desconto no prêmio da apólice.

Porém, é normal que as pessoas troquem de endereço e esqueçam de notificar a seguradora. E assim, em caso de sinistros, roubos e furtos, acabam se complicando.

Agora que você sabe sobre a importância de atualizar o seu registro na seguradora, vamos à pergunta principal. Se alguém for roubado em um endereço diferente do que consta na apólice, terá direito a uma indenização?

Sendo o endereço um item preponderante da apólice, a seguradora fará uma investigação. Se constatar que o endereço mudou e não foi comunicada, a indenização pode não ser paga.

Mas, nem tudo está perdido. Se o roubo ocorrer em um CEP com os mesmos índices de roubos e furtos, não há impeditivos para o pagamento da indenização.

Porém, se a região for consideravelmente mais perigosa, pode ser que a seguradora recuse o pagamento por questões legais.

A orientação é sempre manter o cadastro atualizado para evitar problemas e surpresas desagradáveis.

Voltar