Quando acionar, ou não, o seguro auto?

Jeniffer Elaina da Silva

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De maneira geral, o seguro auto deve ser acionado nas seguintes situações:

O sinistro possui um reparo de valor mais alto que a franquia.

Você é responsável por um dano causado a terceiros.

Em adição aos casos postos acima, separamos algumas outras que podem ocorrer e explicamos abaixo quando acionar (ou não) o seguro para carros. Acompanhe e entenda quando acionar seu seguro nos seguintes casos.

Quando não acionar

Casos envolvendo pequenos danos

Quando o veículo sofre um pequeno dano, como um farol quebrado, acaba não compensando acionar o seguro. Isso é porque o valor da franquia pode ser maior que o do conserto independente do farol.

Nesse caso, o segurado acaba pagando um valor maior se acionar o seguro. Por isso é muito importante saber qual o valor da franquia e fazer as contas do que compensa e o que não compensa.

Normalmente, itens pequenos, como faróis, lanternas, e espelhos, possuem um valor de reparo baixo. Além disso, ao fazer o conserto com peças originais, elas vêm com garantia do fabricante, o que pode te deixar mais tranquilo.

Por isso, é sempre válido fazer um orçamento com um mecânico de confiança antes de acionar a seguradora para solicitar o reparo. Se o orçamento ficar abaixo do valor da franquia, não compensa acionar o seguro automóvel.

Casos onde o acidente foi causado por terceiros

Quando se envolver em um acidente, a primeira coisa a se fazer é ter calma. Verifique se está tudo bem com os envolvidos e só depois pense no carro.

Antes de sair se culpando, procure entender o que aconteceu. Se o acidente não foi provocado por você, os custos também não deverão ser seus.

Nesse caso, quem provocou o acidente deverá arcar com as despesas. Se ele possuir seguro automóvel, será o dele a ser acionado e não o seu.

Caso a pessoa não possuir um seguro auto, mas se comprometer a arcar com os custos do reparo de forma particular, também não há necessidade de acionar o seguro.

Mas, se o responsável não se comprometer com o conserto, o melhor a ser feito é acionar a seguradora. Posteriormente, ela poderá cobrar judicialmente todos os custos deste reparo da pessoa responsável pelo acidente.

O acidente foi provocado por você, mas os danos são pequenos

Nesse caso, é preciso avaliar o estrago causado.

Se for um acidente de pequenos danos, cujo conserto dos veículos envolvidos tem um custo baixo, vale solicitar um orçamento particular com um mecânico de confiança e comparar com o valor da franquia.

Quando acionar

O acidente foi provocado por você e os danos são grandes

Se o acidente provocou grandes estragos, nesse caso é preciso registrar um sinistro com a seguradora.

Vale lembrar que a seguradora arcará com o conserto do seu carro e de outros envolvidos em um acidente que você tenha provocado. Sua parte será pagar o valor da franquia para que os reparos sejam feitos.

Acidente provocado por você com grandes danos apenas no outro veículo

Se você for o responsável por um acidente e apenas o outro veículo for danificado você é obrigado a arcar com os reparos necessários.

Neste caso, o que é o ideal é você tenha uma cobertura para terceiros, visto que esse tipo de cobertura não possui franquia. No entanto, mesmo que não tenha, vale a pena acionar o seguro auto.

Situações não cobertas pelo seguro

O seu seguro não cobre todas as situações de risco que envolvam um veículo. Por isso, veja na sua apólice o que está incluso.

Por exemplo, se o carro estiver apresentando problemas mecânicos resultantes da utilização rotineira do veículo, terá de levar a uma oficina para que seja feito o reparo.

Nesse caso não tem nenhum motivo para acionar a seguradora, a não ser que queira ouvir que não possui cobertura para essa situação. Você deverá arcar com todos os custos, não tem o que fazer.

Quilometragem acima da contratada

Os serviços de assistência 24 horas, em muitos casos, podem ter uma quilometragem limite para utilização. Por isso, se precisar utilizar o guincho e estiver na sua cidade, acione a seguradora e será enviado um reboque até o seu local.

O problema é se na sua apólice tiver um limite de quilometragem para uso e estiver viajando. Suponhamos que o limite seja de 100 km e você está a 400 km de distância.

Nesse caso terá ultrapassado o permitido e não será atendido pelo seguro. Terá que arcar com o guincho do seu próprio bolso.

Carro reserva

Alguns seguros dão direito ao carro reserva. Caso seu carro sofra um sinistro e você não possa ficar sem veículo, faça a solicitação.

Fique atento! Quando o carro vai para a oficina sem que tenha ocorrido um sinistro, verifique na sua apólice se existe alguma condição que autorize veículo reserva sem estar vinculado a um sinistro.

Vale a pena tirar todas as dúvidas na hora de fazer a cotação seguro auto, mesmo se no caso de uma renovação.

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