Quando trocar pneus? Principais dicas e cuidados pro seu carro

Nelson Paliarussi

Compartilhe nas redes:

Muitas vezes motoristas não sabem quando trocar os pneus. Nas ruas, há carros, motos e até caminhões com sapatos que já passaram do seu limite e não têm mais o solado adequado para andar todos os dias.

Esse movimento implica em uma série de problemas, sendo o mais grave deles a segurança. Pneus carecas, com pouca borracha, sem a sulcagem para escoar a água… representam graves riscos nas cidades de todo o Brasil. Colocam em risco motoristas, passageiros e pedestres.

Derrapagens, frenagens mais longas, falta de estabilidade, aderência… a lista é grande.

Quando falamos sobre economia, um pneu fora das condições apresenta fragilidade a impactos, aumento de chances de furos e estouros e o mais pesado deles: multas graves e pontos na carteira de motorista.

Tudo isso sem contar com o desconforto pra rodar todos os dias.

Deu pra perceber que o seu xodó não pode andar com os sapatos gastos por aí, certo? Vem com a gente, aqui tem umas dicas boas pra saber quando trocar os pneus!

Afinal de contas: quando trocar os pneus? Como saber a hora exata?

Há mais uma maneira para saber a hora ideal para trocar os pneus. Você deve ficar de olho na profundidade dos sulcos e no atingimento do Tread Wear Indicator (TWI) uma marca transversal no sulco que marca a altura mínima da borracha.

De acordo com a legislação brasileira, um pneu deve ter pelo menos 1,6mm de altura na banda de rodagem. Menos do que isso, um pneu perde a capacidade de manter uma condução segura e não está apto a rodar – sendo considerado careca.

Portanto, se o sapato do seu xodó estiver pertinho dessa marca, a hora de trocá-los está bem próxima.

Voltar