Quais os malefícios de abastecer com combustível adulterado?

Porto Seguro

Compartilhe nas redes:

Você certamente já ouviu falar de algum posto que abastece com combustível adulterado, não é mesmo? Certamente isso é algo que prejudica e muito a imagem do estabelecimento. Mas, afinal, você sabe por que isso acontece?

Abastecer o carro com combustível adulterado é algo que prejudica o veículo e causa uma série de malefícios. É por isso que as pessoas passam longe desses empreendimentos.

A adulteração é quando o combustível vem misturado com qualquer outra substância que não deveria estar ali, ou quando tem um componente em quantidade superior àquela permitida, reduzindo significativamente a qualidade do produto. A água é parte da mistura do álcool, por exemplo, mas até certa medida. Após a isso, o combustível é considerado adulterado.

Agora, chegou a hora de você entender melhor por que é que esse tipo de combustível danifica seu carro para nunca mais esquecer.

Vamos lá? Aproveite a leitura!

Falhas no funcionamento do motor

O motor é a primeira parte do carro que começa a dar indícios de que algo está errado com o tipo de combustível com o qual ele foi abastecido. O uso de combustível adulterado pode entupir a bomba de gasolina, o que atrapalha o funcionamento do motor.

Portanto, se o motor está morrendo ou você está tendo dificuldade em dar partida no carro, preste atenção. Provavelmente, esse é um indício de que você precisa procurar um posto de gasolina mais confiável para abastecer o seu veículo.

Diminuição do rendimento

Uma das principais diferenças percebidas pelos motoristas ao abastecer o veículo com um combustível adulterado é a perda de desempenho do carro e a diminuição do rendimento do produto. Com uma combustão pobre, não há motor que consiga atingir todo o seu potencial. Dessa forma, ele fica gastando combustível sem responder satisfatoriamente à aceleração.

Além disso, em um primeiro momento, pode até parecer que um combustível mais barato saia em conta. Mas a verdade é que, como o produto é inferior, você acaba utilizando muito mais combustível para conseguir alcançar o mesmo desempenho. Em outras palavras, esse é o verdadeiro “barato que sai caro”, porque o consumo de combustível é maior.

Desgaste das peças do veículo

As mangueiras, as bombas de combustível, os catalisadores, os tanques e os filtros do veículo também sofrem com um combustível adulterado e de má qualidade. É melhor você ter atenção, porque isso pode causar diversos problemas no carro.

O sistema de injeção eletrônica pode sofrer uma corrosão, ficando impedido de injetar aquela quantidade exata de gasolina nos cilindros para que o motor funcione. O resultado? Você certamente desperdiçará uma quantidade significativa de combustível.

Entupimento dos bicos e velas

Talvez você não saiba dessa, mas o uso de um combustível de má qualidade também acaba sobrecarregando os bicos injetores, as velas e as válvulas do carro, afinal, ela entope cada um desses sistemas. O grande problema é que isso tudo pode causar panes no carro e a quebra de peças.

Faz parte dos cuidados com o carro manter tudo isso funcionando. Portanto, é importante manter atenção redobrada ao escolher o posto de combustível no qual você vai abastecer para não ter problemas mais sérios com o veículo e acabar tendo que gastar bem mais para mandar arrumá-lo.

Maior emissão de poluentes

Na realidade, além de todos os prejuízos ao veículo que você já conferiu, o uso de combustível adulterado também impacta e muito o meio ambiente, ou seja, é ruim para quem dirige e mesmo para quem nunca usou um carro na vida.

Isso porque o aumento do consumo de combustível também fomenta a emissão de gases de efeito estufa, além de aumentar os depósitos residuais no motor, contaminar o óleo lubrificante e danificar o sistema do catalizador do veículo. Em geral, trata-se de um dano grave para o veículo.

Mas, como era de se esperar, não é só isso. Além dos problemas técnicos, esse tipo de combustível impacta quem trabalha diretamente com ele, ou seja, todo mundo que entra em contato com o produto sofre as consequências do seu uso.

Esses combustíveis não queimam de maneira adequada, por isso o veículo polui mais. Com mais poluição, maiores são os casos de problemas de saúde na população em geral. O nosso corpo não está preparado para tantos gases poluentes, assim como o planeta Terra também não está.

Além disso, quem entra em contato com produtos adulterados também pode experimentar irritações de diversas naturezas. Coceira nos olhos, erupções na pele e outros desconfortos podem ser provocados pelos elementos da formulação do produto.

Em outros casos bem específicos, ainda é misturada outra substância potencialmente nociva: o metanol. Ele pode prejudicar gravemente a saúde de quem o inala, ingere ou absorve através da pele. Seu efeito pode ser acumulado no corpo ao longo do tempo, e sua eliminação do organismo acontece de forma lenta e gradual.

Em geral, o metanol pode provocar problemas nos rins e no fígado, cegueira e, em casos mais extremos, até a morte. Levando tudo isso em conta, é importante reforçar a necessidade de ter cuidado com:

- preços muito baixos, que são muito diferentes da média do mercado;

- postos novos ou desconhecidos, sobre os quais você não sabe muito;

- os tipos de combustível; a gasolina aditivada, por exemplo, é muito melhor;

- a marca da distribuidora deve ser a mesma do posto.

Tomando esses cuidados e levando em consideração todas as informações que você conferiu ao longo deste conteúdo, você poderá garantir uma melhor qualidade do combustível escolhido para abastecer o seu veículo. Portanto, se for necessário, revise nossas dicas.

Não esqueça de ficar de olho e, se desconfiar de alguma coisa, peça o teste de combustível ou denuncie o estabelecimento. Isso é útil para evitar que outros motoristas também sejam prejudicados em função do fornecimento de um combustível adulterado. Por isso, é importante você fazer a sua parte.

Voltar