Seguro para eletrônicos pode evitar transtornos futuros

Revista Apólice

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Com a proximidade das festas de fim de ano, começa a temporada de compras, para presentear ou agradar alguém.

Nem sempre baratos, os equipamentos eletrônicos estão com presença cada vez maior na lista de desejos. Tomar cuidados extras na hora de comprar pode evitar transtornos futuros.

Diante disso, na hora da aquisição de eletrônicos e outros produtos de alto valor agregado, considerar a contratação de um seguro é uma decisão importante e recomendada, que pode trazer mais segurança tanto para o consumidor quanto para o presenteado.

“O brasileiro já incorporou o uso de celular, tablet e outros equipamentos eletrônicos no seu dia a dia. Só smartphones em uso no Brasil já são mais de 168 milhões segundo pesquisa da FGV/SP. Ter a preocupação de cuidar apropriadamente desses equipamentos deve também fazer parte do cotidiano dos consumidores”, explica Cristiano Saab, diretor geral da unidade de Afinidades da Seguros Sura.

Não basta apenas contratar o serviço, é essencial ficar atento às cláusulas do seguro contratado. É importante entender a diferença entre roubo e furto, pois os seguros contam com cobertura diferenciada para cada caso. Roubo se dá quando a subtração do equipamento ocorre com ameaça ou violência. Já o furto qualificado se dá quando existe vestígio de destruição ao pegar o aparelho. Se o ladrão levar o celular sem estabelecer contato com a vítima, ocorreu um furto. Mas se o ladrão arrombou o carro ou cortou a bolsa para pegar o equipamento sem o dono perceber, ocorreu um furto qualificado”, explica.

Dicas para contratação

Fique atento aos detalhes – o pagamento da franquia é obrigatório e o valor, que varia conforme o equipamento assegurado, está estabelecido nos bilhetes do seguro; Furtos simples geralmente não são cobertos pelos seguros. Para entender a diferença entre os atos, avalie com cuidado o serviço contratado. Essa modalidade é aquela cuja ação foi cometida sem qualquer agravante detalhado no furto qualificado; Em casos de roubo ou furto, faça imediatamente o boletim de ocorrência. Ele será importante nos procedimentos de sinistro; Quando for necessário acionar o seguro, lembre-se sempre de confirmar seus dados completos, evitando a necessidade de vários contatos para registrar essas informações. “Fique atento a todos os detalhes do seguro e procurar orientação sobre o serviço contratado, para garantir que ele atenderá às necessidades particulares de cada consumidor”, destaca Saab.

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