Minuto Seguros
O Onix realmente chegou para revolucionar o mercado de autos. Além de ter sido o veículo mais vendido do Brasil nos últimos 12 meses, essa crescente impactou diretamente nas vendas da Chevrolet, que após 13 anos, voltou a ser a marca que mais emplaca carros no Brasil. A liderança pertencia a Fiat, que esteve em sequência nessa quase uma década e meia, com o Palio como principal modelo.
Em 2016, a Chevrolet emplacou, na totalidade, 345.874 veículos. Já a sua principal concorrente, Fiat, fechou o ano com 304.980 unidades comercializadas. A Volkswagen permaneceu na terceira colocação e teve o Gol como o carro de principal destaque.
Os dados foram divulgados no começo do mês de janeiro pela Fenabrave e contempla automóveis e comerciais leves (picapes e furgões).
Faça a cotação para o seu veículo agora!
Onix, o carro mais vendido
Não foi nenhuma novidade o modelo figurar na primeira posição de vendas em 2016, já que em 2015, o Onix também foi o carro mais vendido do ano. No entanto, o aumento significativo de vendas aliado ao bom desempenho da comercialização do Prisma, quase sempre na 4ª posição dos mais vendidos, fez com que a Chevrolet voltasse para o posto que era seu em 2003.
O Onix tem alta representatividade de vendas para a Chevrolet: cerca de 44% das vendas são direcionadas a ele.
Chevrolet, Fiat e Volkswagen, no entanto, não são mais unanimidades
Há 10 anos, as três marcas eram responsáveis por mais de 70% das vendas de autos no Brasil, deixando uma pequena fatia de 29,88% para as concorrentes, segundo dados da Fenabrave. Só que esse cenário vem mudando e deixando um alerta para essas montadoras.
Atualmente, as outras marcas representam mais de 55% das vendas, efeito do avanço representado com modelos mais competitivos e acessíveis ao público.
Para efeito comparativo, em 2006, de cada 10 carros vendidos, sete eram automóveis da Fiat, Chevrolet ou Volkswagen. Hoje esse número caiu para 4,4 a cada 10. Um impacto preocupante para as marcas, mas que, visto pelo lado do consumidor, é bastante positivo, pois traz mais opções de escolha.
Jeep e Toyota foram as únicas a crescerem
Mesmo assumindo a liderança após 13 anos, as vendas da Chevrolet caíram de 387.971, em 2015, para o número atual, de 345.874, uma diferença de quase 40 mil unidades. Mesmo assim, foi a menor queda entre as três principais marcas.
A Fiat, por exemplo, sofreu um impacto bem grande, perdendo quase 134 mil veículos em vendas. Em 2015, a montadora italiana emplacou 439.165 e em 2016, 304.980. Já a Volks saiu de 359.494 para 228.456, mas culpou o problema com fornecedores como o maior fator das quedas. Em 2016, a produção dos carros foi interrompida diversas vezes.
As únicas marcas que podem se vangloriar de crescimento são a Jeep e a Toyota. A primeira, pelo segundo ano consecutivo, apresentou alta nas vendas: saiu de 41.791, em 2015, e passou para 59.046, valor superior a 41% . Algo a ser comentado é que de 59 mil vendas, 87% desse montante são da SUV Renegade.
A Toyota, por sua vez, elevou as vendas em 26%, saindo de um número próximo a 143 mil veículos vendidos para 180 mil, em 2016. O grande motivador desse crescimento é o Corolla, que teve mais de 64 mil vendas. Foi também a primeira vez que o sedã esteve na lista dos carros mais vendidos do ano.
Lista completa das marcas que mais venderam em 2016
1- Chevrolet – 17,41%
2- Fiat – 15,35%
3- Volkswagen – 11,5%
4- Hyundai – 10%
5- Toyota – 9,1%
6- Ford – 9,1%
7- Renault – 7,6%
8- Honda – 6,2%
9- Nissan – 3,1%
10- Jeep – 3%
Voltar