Revista Apólice
Áreas correspondem, respectivamente, a 26% e 27% de todo faturamento do mercado, que alcançou cifras de R$ 267 bilhões em 2017
De acordo com dados levantados pelo Sincor-SP, apresentados na 18ª edição do Conec, 53% de toda aquisição de seguros no Brasil estão nas áreas de saúde e automóveis.
Reunindo as principais estatísticas do setor, o estudo “Mercado de seguros em 15 tópicos” apontou que as áreas de saúde e auto correspondem, respectivamente, a 26% e 27% de todo faturamento do mercado, que alcançou cifras de R$ 267 bilhões em 2017.
Os faturamentos chegaram a R$ 39 milhões no ramo da saúde, enquanto os números no mercado de automóvel se aproximaram dos R$ 35 milhões em prêmios.
Segundo as estatísticas compiladas pela entidade, cerca de 17 milhões de veículos brasileiros estão segurados. Os beneficiários de planos de assistência médica e planos odontológicos, que geralmente são oferecidos juntos com o plano de saúde, são respectivamente 47 milhões e 23 milhões de segurados.
Atualmente, o mercado de seguros conta com 59 grupos atuando no País. Entretanto, apenas nove deles distribuem produtos de saúde. A pulverização da distribuição do seguro de automóveis é maior – 22 grupos distribuem essa modalidade de serviço.
A participação do Brasil no mercado de seguros mundial também é apresentada no estudo, mostrando que ainda pode crescer muito. “De 2007 a 2011, houve uma forte taxa positiva de crescimento, passando de 1,2% para 1,8%; de 2011 a 2014, estabilidade na participação; de 2014 a 2016, queda, pelos efeitos de crise econômica (desvalorização do real e recessão); de 2016 a 2017, recuperação”, revela a cartilha. Atualmente, a participação do País é de 1,6%.
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