Media Lab Estadão
É possível encontrar no mercado brasileiro produtos para as mais diversas situações e para empresas de qualquer setor de atuação e estrutura
Em 2018, 2,5 milhões de empresas foram abertas no Brasil, 15% a mais que no ano anterior. Trata-se de um recorde histórico. Das novas empresas brasileiras, 80% são de pequeno ou médio porte, proporção que está em sintonia com a tendência histórica.
Montar um negócio representa, muitas vezes, a realização de um sonho acalentado ao longo de toda uma vida de trabalho. E o dinheiro investido nele frequentemente é resultado da economia produzida por anos e anos de esforço – ou então de um empréstimo que precisará ser quitado com os resultados do empreendimento. “Os seguros dão o respaldo necessário quando surgem os imprevistos e também a tranquilidade para que o empresário se concentre 100% no crescimento da empresa”, lembra o diretor utivo de produtos pessoa jurídica da Tokio Marine, Felipe Smith.
Quando ocorre algo fora do esperado, esses produtos asseguram também que a empresa retomará as atividades normais o quanto antes. Afinal, mesmo seguindo as normas e as leis, são muitos os problemas que podem surgir no caminho de uma empresa, de qualquer porte ou segmento. Abrir mão dos seguros significa alimentar preocupações que podem ser evitadas – por que colocar em risco aquilo que se construiu com tanto esforço?
Por conta da maior conscientização geral em torno do tema, o mercado brasileiro de seguros vem crescendo sem parar nos últimos 15 anos. De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do Governo Federal responsável pelo controle e pela fiscalização do setor, a receita anual nesse período foi multiplicada por quatro. Esse número indica que empreendedores e empresários têm percebido cada vez mais o que essa proteção representa um valor baixo quando se leva em conta as vantagens. E há, ainda, a facilidade de pagamento em diversas parcelas.
OPÇÕES SOB MEDIDA PARA TODAS AS EMPRESAS
Hoje, no mercado brasileiro, é possível encontrar seguros para as mais diversas situações e para empresas de qualquer setor de atuação, estrutura e números de funcionários. Cada modalidade tem variações que permitem a melhor adaptação às necessidades específicas do empreendimento.
O vasto leque de coberturas inclui desde a ocorrência de eventos como incêndios e roubos até lucros cessantes (reembolso dos prejuízos decorrentes da interrupção das operações). Além dos diversos tipos de seguros empresariais, há também aqueles voltados aos profissionais, como as modalidades de responsabilidade civil.
Em meio a tantas opções, a escolha dos produtos e coberturas pode parecer uma tarefa complicada. Que critérios utilizar? O primeiro passo é a parceria com um bom corretor, especialista que deve ser sempre consultado para esclarecer dúvidas, orientar sobre as opções e auxiliar na contratação do seguro. Esse profissional estará apto a identificar a melhor relação custo-benefício entre as alternativas disponíveis.
Para escolher a seguradora, atributos fundamentais são solidez financeira, estabilidade e a proximidade com os clientes. A Tokio Marine, que atua há 60 anos no Brasil, dispõe de portfólio completo e equipe especializada para cada os mais diversos ramos de seguros.
Além da análise criteriosa do negócio e customização das apólices, outra importante diretriz da seguradora é ajudar seus clientes a prevenir ocorrências. Isso inclui a existência de um departamento robusto de gerenciamento de riscos, que realiza um diagnóstico e acompanhamento permanente das vulnerabilidades e das ações necessárias para reduzi-las. “Acreditamos em relações de longo prazo com os clientes e trabalhamos todos os dias para construí-las”, diz Smith.
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