As 7 coisas mais importantes para saber antes de vender na internet

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Especialista em Marketing Digital de Performance ensina os primeiros passos para desbravar as vendas no mundo online

Hoje, não existe como fugir das vendas na internet. Isso significa que todo negócio pode ser inserido no mundo online, seja para captar novos clientes, atingir novas pessoas, e até mesmo vender produtos por meio de uma plataforma de e-commerce. Para Fábio Ricotta, cofundador da Agência Mestre e especialista em Marketing Digital, existem sete conceitos básicos que devem ser considerados por quem planeja migrar para o online e usar a internet para aumentar o faturamento.

1- Ofereça informações gratuitas

Segundo Ricotta, a melhor forma de chamar a atenção de clientes em médio e longo prazo é oferecendo a eles informações gratuitas. Criar um blog com textos bem escritos que tratem dos assuntos que interessam ao público, fazer vídeos com reviews de produtos, e-books, entre tantas oportunidades, faz parte de uma estratégia que leva o nome de Inbound Marketing. “Com o tempo, o seu negócio passa a ser encontrado no Google por quem busca pelo seu produto, e ainda passa a ser valorizado por agregar valor e conhecimento”, explica.

2- Adquira contatos

Tanto no cadastro da loja quanto nas redes sociais e outros ambientes online, é possível coletar o e-mail – e até o número do celular – dos clientes. “Com isso, você consegue fazer uma lista de contatos e enviar para eles informações, convites e ofertas”, explica o especialista. Estes contatos, no marketing digital, são chamados de “leads”. “Um lead é geralmente alguém que entrou no seu site, adquiriu um conteúdo gratuito, e em breve pode se tornar um cliente”, explica. Outro fator importantíssimo dos leads é que eles permitem ao empresário conhecer sua audiência. “Você pode fazer pesquisas e buscar saber mais sobre qual o perfil de quem está comprando de você, e isso te ajuda a criar mais conteúdo e até mudar os produtos”.

3- Use a criatividade

Não existem regras rígidas para o mundo online. “Dependendo do seu negócio, pode ser que uma rede social funcione melhor, ou alguns tipos de estratégias sejam mais bem-vindas que outras”, explica Ricotta. O especialista conta que, em muitos casos, o Whatsapp pode ser utilizado como ambiente para atendimento ao cliente, enquanto outras empresas podem falar com a audiência pelo Twitter. “Seja criativo e faça testes”, resume.

4- Anuncie!

O especialista garante que é muito mais difícil ter resultados sem investir em anúncios. “Google Ads e Facebook Ads costumam ser as formas mais fáceis de conseguir novos clientes, mas existem várias plataformas que dão resultado, como guias e outras redes sociais”, destaca Ricotta, que reforça que a combinação de ouro é conectar o blog e as estratégias de maior prazo com os anúncios, que têm prazo curto.

5- Estude – e fique antenado!

Ricotta destaca que o mundo digital muda rápido, e por isso é preciso estar atento às novas redes sociais e tendências que surgem a todo momento. “Procure saber das novas opções e faça testes”, conta. Estudar sobre assuntos como SEO, Copywriting e outros termos típicos do mundo digital é a melhor forma de se manter antenado. “No blog e no Youtube da Agência Mestre, oferecemos bastante conteúdo sobre estes temas, para que todos os empreendedores digitais consigam se reinventar”, destaca.

6- Dê tratamento VIP

Como tudo é mais abrangente e forte na internet, o mesmo acontece com a concorrência. “No mercado digital, pode ser difícil para uma loja pequena ganhar de uma grande rede, mas isso é possível com os diferenciais que ela pode oferecer”, explica Ricotta. Segundo o empresário, qualquer negócio que começou pequeno no mundo online pode oferecer um tratamento mais diferenciado. “Além de poder dar mais descontos para o cliente recorrente, o e-commerce pequeno pode fazer uma embalagem personalizada, ou se o negócio não tem uma infinidade de clientes, o atendimento pode ser feito por uma só pessoa, o que garante mais conexão com cada comprador”, exemplifica, lembrando que um simples chat para atender as pessoas pode fazer toda a diferença.

7- Olhe para a concorrência

Por fim, o último passo importante para quem está migrando para o online é se basear na concorrência. “Seja para fazer algo parecido ou diferente, é importante estar de olho no que as marcas concorrentes fazem”, destaca, lembrando que é preciso olhar principalmente para os preços e a forma como o serviço é entregue. “Preste atenção também na usabilidade do site e busque sempre ter um site de vendas mais rápido, mais prático e mais intuitivo”, finaliza.

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