Estudo aponta como será o mundo pós-pandemia e como o mercado de seguros vai reagir

CQCS

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No programa Panorama Seguro, o consultor Francisco Galiza fala de alguns dados publicados no estudo da consultoria McKinsey publicado em março de 2020: COVID-19: Briefing Note, com informações e insights a respeito do cenário atual pelo qual passa o mundo inteiro.

Galiza explicou que o estudo apresenta um panorama do cenário atual sobre a pandemia e uma análise sobre futuros cenários que podem acontecer (recuperação lenta ou nova onda de infecção) e como a economia reagiria em cada um deles.

“O que temos visto é que os números de alguns países começam a se estabilizar ou não piorar tanto. E começam a surgir os estudos do que pode acontecer”, comentou.

Ele ressaltou que o estudo da consultoria trata do “novo normal” e destacou sete pontos abordados:

1. A distância está de volta. “Nos anos 90, a tecnologia dizia que a distância foi reduzida. O que veremos agora é que muitos países vão se fechar”, disse Galiza.

2. Ser eficiente é ser resiliente. “O que o estudo coloca é que a eficiência será por empresas que são resilientes. Empresas que têm capacidade a se adaptar a um cenário adverso”.

3. O crescimento da economia sem contato. “Vai haver a relação entre os setores, mas os contatos vão diminuir e alguns setores como automação, telemedicina e comércio eletrônico devem sair fortalecidos”, afirmou o consultor.

4. Fortalecimento do governo nas economias.

5. Maior análise crítica no resultado das empresas. “Cada vez mais a função das empresas será de apoiar comunidades, desenvolver ética”.

6. Mudança no comportamento das sociedades

7. Descobrir aspectos positivos da tragédia

Galiza afirmou ainda que no mercado de seguros, o que deve se fortalecer a médio e longo prazo, é a prsão do consumidor em adquirir seguro. “Vai haver valorização do seguro de vida, proteção financeira e, também, da previdência privada”, afirmou.

O consultor ressaltou ainda que o aspecto ressalta lados positivos da pandemia. Entre elas, Galiza lembra que as pessoas tiveram um aprendizado rápido de novas formas de comunicação. Além disso, “as empresas passaram a se comunicar a distância e isso também foi aprendizado que deve trazer mudanças na legislação trabalhista”, ressaltou.

Outro ponto destacado pelo Galiza e ressaltado pelo estudo é que o sistema de saúde público deve se tornar mais eficiente. “O modelo particular funciona nos casos individuais e nos casos de pandemia? O trabalho diz que o sistema de saúde público deve ser mais prestigiado”, afirmou.

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