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Contratar uma seguradora é uma das primeiras providências tomadas ao adquirir um veículo. Afinal de contas, é sempre bom contar com ajuda em caso de imprevistos que volta e meia acontecem no dia-a-dia. Os serviços oferecidos pelas seguradoras podem ser divididos em “sinistro” e “assistência”. O primeiro são eventos possíveis descritos na apólice e que, caso ocorram, possuem cobertura pela seguradora, dando direito ao segurado de ser ressarcido no valor combinado no contrato. É onde se enquadra situações como acidentes, incêndio ou roubos do veículo.
Já o segundo são atividades específicas que são oferecidas ao cliente (como guincho e chaveiro, por exemplo) e podem até abranger benefícios que vão além da cobertura do veículo. Seja “sinistro” ou “assistência”,UOL Carros listou abaixo as cinco situações mais recorrentes no acionamento do seguro.
Acidentes
Uma das ocorrências mais recorrentes é a de acidentes. Nestes casos, o segurado aciona a seguradora para realizar a abertura do sinistro e reparar os danos causados. O segurado ainda pode solicitar a remoção do veículo por guincho, caso esteja impossibilitado de ser retirado do local, ou pedir transporte para sua residência, por exemplo. A cobertura básica da maioria das empresas inclui colisão ou capotagem acidentais, queda acidental em precipícios ou pontes, acidente durante seu transporte por meio apropriado (como cegonha ou guincho) e alguns tipos de atos danosos praticados por terceiros.
Pane por falta de manutenção
O serviço de reboque de veículos é um dos mais solicitados pelos segurados. Normalmente o motivo é a falta de revisão periódica conforme orientação da fabricante, resultando em panes e outros problemas. Quando o veículo segurado não consegue se locomover por meios próprios em virtude de pane elétrica, seca ou mecânica, a seguradora cobre os gastos com reboque ou transporte até uma oficina mais próxima do local do evento. Isso acontece quando o reparo não puder ser tecnicamente utado no local de sua paralisação. Em caso de pane elétrica, a assistência pode realizar uma recarga na bateria no próprio local, para que o segurado tenha condições de se dirigir até uma oficina credenciada Caso o veículo não possa se locomover, a seguradora também pode providenciar o retorno ao domicílio do segurado ou transporte para continuação da viagem quando o tempo de reparo estimado seja superior a 48 horas.
Substituição de bateria
Não é raro ver um motorista a pé por conta de uma bateria arriada. De tão frequente, as seguradoras já se preparam para este problema e oferecem assistência rápida com auxílio de motocicletas. Assim, o profissional pode se dirigir ao local do chamado com maior agilidade. Na maioria dos casos, o profissional já consulta as informações da apólice do veículo para providenciar uma bateria nova, que já é levada para instalação no carro do segurado. Assim o motorista pode sair do local rodando normalmente.
Chaveiro
O serviço de chaveiro também está entre os mais solicitados. Os motivos são diversos: perda das chaves do carro, roubo, furto ou simplesmente esquecimento no interior do próprio veículo. O profissional contratado pela seguradora é capaz de destravar as portas do veículo sem danificá-lo para que o proprietário possa acessá-lo.
Vidro danificado
Qualquer objeto pode danificar os vidros de seu carro. Pode ser uma pedra arremessada de forma não intencional por outro veículo ou até uma tentativa de furto. Porém, é bom ficar atento com pequenos danos, como trincas ocasionadas por pequenas pedras ou pedregulhos. Normalmente, a cobertura básica só paga a troca dos vidros se houver perda total ou perda parcial cujo valor do conserto supere o valor da franquia. O problema é que este tipo de cobertura não abrange situações mais corriqueiras, em que o vidro necessite de reparos ou trocas, algo que normalmente está incluso em coberturas adicionais. Neste caso, se você acionar a proteção de vidros, não precisa se preocupar em pagar a franquia. Ou seja, vantagem para o seu bolso. É por isso que é bom saber qual é a cobertura oferecida por sua seguradora.
Roubo de veículo
O roubo de carros ainda figura entre as ocorrências mais frequentes nas seguradoras. Nestes casos, além de abrir uma investigação para que o seguro decida o que deve ser feito, o usuário também pode solicitar um táxi para se dirigir a um local seguro, como sua casa. A maioria das seguradoras cobre roubo ou furto, seja ele parcial (com dedução da franquia estipulada na apólice) ou total. Como nos casos de pane, a seguradora pode providenciar o retorno ao domicílio do segurado ou transporte para continuação da viagem. Se o veículo for localizado, a empresa também cobre os gastos com o transporte até a oficina mais próxima, caso o reparo não possa ser feito no local. Outra possibilidade é pagar o transporte do segurado ou de responsável legal ao local onde o veículo foi encontrado. Há empresas que ressarcem até prejuízos de acessórios ou equipamentos do carro, como sistema de som e kit GNV.
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